Sempre escuto as pessoas falando de medidas, testes e avaliações em determinados esportes e exercícios, então resolvi dar umas dicas sobre esses assuntos.
- O que significa testar?
É um instrumento, procedimento ou técnica usada para se obter uma informação.
- O que significa medir?
Associar um numero a determinadas características (Propriedades) de um ser.
- O que é avaliação?
Realizar um julgamento de valor sobre a medida, interpretá-la em função do objetivo que determinou a realização desta medida.
(Kiss, 2003)
- Quando avaliar?
Antes, durante e depois.
Tipos de avaliação:
Diagnóstica: Uma analise dos pontos fortes e fracos do individuo.
Somativa: Somas de todas as avaliações realizadas ao fim de um planejamento.
Formativa: Vai informar sobre o progresso dos indivíduos durante o processo de ensino/aprendizagem.
(Marins & Giannichi, 2003)
Lembrete:
Não adianta ficar só avaliando, o importante é ter uma aula interessante, professores que marquem de maneira positiva os alunos. Ensinar = signare, que significa marcar, então eu pergunto: Como você quer marcar suas aulas e seus alunos? Não adianta ficar só com um adpômetro em uma mão e uma fita métrica na outra. Faça uma aula descente. Se o estimulo for ruim a resposta será ruim também!
Podemos avaliar:
- Agilidade
- Potência muscular
- Resistência cardiorrespiratória
- Força e resistência muscular
- Composição corporal
- Flexibilidade
- Velocidade
- Equilíbrio
Para validar um teste não podemos usar “gambiarras” senão não seremos profissionais e sim improvisadores profissionais, nada de usar palmo para avaliar altura, use uma trena. Os principais critérios de avaliação segundo o Profº Gerson Leite são:
- Validade
- Fidedignidade/Reprodutibilidade
- Viabilidade
- Padronização
- Especificidade
- Aplicação a situação prática.
Espero que estas dicas ajudem.
Até a próxima.
Profº Mauro Mota
Um comentário:
Tome cuidado com avaliadores(as) espertinhos e com a mão boba, a parte "interna" da coxa (lado medial) próximo a junção coxa/virilha não é medida e para medir o quadril o avaliador DEVE ficar ao lado do avaliado, de preferência, por questão de convenção, do lado direito. Na frente ou atrás NÃO!
Profº Mauro
Postar um comentário